sábado, 18 de junho de 2011

• Parabéns, Vasco!!! O título é carioca, e do Brasil

A Copa Kia do Brasil 2011 chegou ao seu final. Na 23ª edição da competição, o ponta pé inicial foi dado dia 16 de fevereiro e teve seu apito final hoje, dia 8 de junho, data do segundo encontro da finalíssima. Deu Vasco! A torcida cruzmaltina pode comemorar, porque o título é carioca! “Uma vitória com cara de Vasco, esse é o título que sempre sonhei”, palavras de Roberto Dinamite, presidente do clube carioca.
A decisão teve todos os ingredientes de uma grande final. Alternância de placar, gol de placa, erros individuais, muita garra e emoção até o último segundo. Mas a taça ficou mesmo nas mãos do Vasco. O time carioca perdeu sua invencibilidade na competição, mas conquistou o título.“Um jogo digno de final, luta, garra, erramos procurando acertar, mas no final deu tudo certo”, disse Ramon, lateral-esquerdo do Vasco.

Ninguém conseguiu parar o Vasco, o time carioca encerra a competição levantando uma taça inédita, teve o artilheiro da Copa, Alecsandro, e é o primeiro time a carimbar o passaporte para a Copa Libertadores da América de 2012. ”Conseguimos colocar o Vasco lá em cima, o grupo inteiro está de parabéns e ano que vem estamos na Libertadores”, comemorou Diego Souza, o camisa 10 carioca.

E o grupo está, realmente, de parabéns! Fernando Prass fez defesas importantes e mereceu levantar a taça, a zaga vascaína correu muito e conseguiu segurar o placar que o time precisava. Felipe, ídolo do time, sempre com seu toque de classe. O meia-esquerda foi substituído no segundo tempo e não conseguiu ver o final do jogo, ficou no banco de reservas de costas para o campo, tamanha era a emoção. Ele recebeu a honra de levantar o caneco junto com o goleiro. “Estou muito emocionado, quando estou fora do jogo sou mais um torcedor”, desabafou o craque Felipe.

Diego Souza, importante nas duas partidas, parece ter acertado o meio de campo Vascaíno e foi eleito, pelos torcedores, o melhor jogador da equipe na competição . A dupla de atacantes, herois da noite, foram os autores dos dois gols dos “Gigantes da Colina”. Alecsandro foi coroado como artilheiro da Copa Kia do Brasil, com 5 gols. O atacante fez gol nas duas partidas finais.

“O grupo que temos aqui é fenomenal, a situação estava muito difícil, se não fosse esse grupo não conseguiríamos dar a volta por cima e estar comemorando hoje". Comentou o goleiro-capitão Fernando Prass.

Foram 64 times brigando pela taça, o caminho mais curto para chegar à Copa Libertadores. De Norte à Sul do país, assistimos a 109 jogos e gritamos 314 gols da copa mais regional do Brasil. Na trajetória do campeão foram 5 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota, 20 gols marcados e 6 sofridos.

Também parabenizamos a equipe do Coritiba, que fez grande campanha, nos proporcionou um grande jogo final e à torcida do Coxa que fez do Couto Pereira um belo espetáculo. “Um jogo quente, que desde o começo foi muito bom, o Coritiba mostrou todo o seu valor, estão de parabéns”, são os cumprimentos do técnico do Vasco, Ricardo Gomes.

Campanha do Vasco, campeão da Copa Kia do Brasil 2011:
Vasco da Gama
1ª fase - 23/02 | Estádio Morenão | Comercial-MS 1 x 6 Vasco

2ª fase - 30/03 | Estádio Frasqueirão | ABC-RN 0 x 0 Vasco06/04 | Estádio São Januário | Vasco 2 x 1 ABC-RN

Oitavas de Final - 13/04 | Estádio dos Aflitos | Náutico 0 x 3 Vasco27/04 | Estádio São Januário | Vasco 0 x 0 Náutico
Quartas de Final - 04/05 | Arena da Baixada | Atlético-PR 2 x 2 Vasco12/05 | Estádio São Januário | Vasco 1 x 1 Atlético-PR
Semifinal - 18/05 | Estádio São Januário | Vasco 1 x 1 Avaí25/05 | Estádio da Ressacada | Avaí 0 x 2 Vasco
Final - 01/06 | Estádio São Januário | Vasco 1 x 0 Coritiba08/06 | Estádio Couto Pereira | Coritiba 3 x 2 Vasco
·          

sexta-feira, 17 de junho de 2011

 Mais uma família vai ser beneficiada com aquisição de terra do programa nacional de credito fundiário, desta vez a família de Francisco Nicolau da Silva,(chico de assina), através da parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Japi, Fetarn e CEARA, MDA. Esta e mais uma ação do S.T.T.R de Japi e seu presidente, Jodoval ferreira de pontes, que vem lutando por dias de vida melhor para os agricultores de nosso município.
Espero que em um futuro bem próximo, todos os trabalhadores rurais de nosso município tenha seu próprio pedaço de terra para sustento de sua família, disse JODOVAL.   

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dilma 'cai no forró' do Maior São João do Mundo


A Presidente Dilma Rousseff (PT) deve vir à Paraíba na próxima semana para participar do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. A informação está na coluna desta quinta-feira (16), da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
Segundo ela, a visita de Dilma ao Estado 'faz parte da estratégia do Planalto para, depois de um tempo nos gabinetes de Brasília enfrentando crises, reaproximá-la do 'povão''.
A jornalista ainda diz que a visita de Dilma à Paraíba deve causar um mal estar com os pernambucanos que tem o São João de Caruaru, conhecido como o 'Melhor São João do Mundo'. "A presidente Dilma Rousseff vai matar os seus admiradores caruaruenses de inveja", disse Mônica.
A data para a viagem ainda não foi confirmada pela Assessoria de Comunicação da Presidência da República.
Da Redação, com Politicapb 

Imóveis alugados estão sem uso e abandonados




 Ao investigar os aluguéis firmados pela Prefeitura do Natal, o Ministério Público Estadual vai se deparar com uma situação inusitada: imóveis com contratos ativos, sem uso e deteriorados devido ao abandono do poder público. A TRIBUNA DO NORTE pôde constatar pelo menos três imóveis, alugados pelo Município para instalar desde escolas a postos de saúde, cujas situações contratuais e de funcionalidade são questionáveis. 

Emanuel AmaralRua dos Pegas, 1716, no bairro Quintas, foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Maria do Socorro Lima. O Centro consta na listagem da SME como um prédio locado. No local, porém, só há resquícios de uma reforma inacabada. O CMEI não funciona há quase dois anos

Os imóveis constam de uma relação de alugueis entregue ao Ministério Público pela vereadora Sargento Regina, autora da proposta da CEI dos Alugueis, instalada e logo em seguida extinta na Câmara Municipal. O primeiro prédio visitado, na Rua dos Pegas, 1716, no bairro das Quintas, foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prof. Maria do Socorro Lima. O Centro consta na listagem da Secretaria Municipal de Educação (SME) como um prédio locado. De fato, o empreendimento de dois pisos foi alugado pela Prefeitura por um valor ignorado no documento. No local, porém, nenhuma criança foi encontrada assistindo aula. Somente restos de areia e resquícios de uma reforma inacabada. O CMEI não funciona há quase dois anos.  Na fachada do imóvel, o nome de duas escolas confunde quem procura pela centro de educação municipal. Um dos nomes possíveis de ler é o do Jardim Escola Cantinho Feliz, que  é particular. A pré-escola mudou de nome e endereço há cerca de cinco anos. Mesmo que desbotado, é possível enxergar  outro nome na parede: Creche Municipal Maria de Nazaré.  O funcionamento da creche chegou ao fim há cerca de dois anos. "Muitas crianças foram prejudicadas, inclusive meu sobrinho", disse a dona de casa Cláudia Wiliane.
Na zona Norte, no bairro Igapó, um fato curioso. Na listagem entregue pela SME à Comissão Especial de Inquérito da Câmara Municipal que iria investigar os aluguéis caso não tivesse sido extinta pelo presidente Edivan Martins, o CMEI Prof. Teófilo Canaã, na Rua Santa Luzia, 797, consta como prédio próprio da Prefeitura. A escritura pública do imóvel, porém, prova o contrário. A casa que, teoricamente, serve de sede para o centro infantil pertence à comerciante Alda Gomes do Nascimento.

O prédio é locado ao Município há anos e abrigou a Creche Municipal Léa Magalhães até o início de 2009. Há cerca de dois anos e meio está fechado. A proprietária afirmou que a Prefeitura de Natal efetua o pagamento de R$ 300 pelo aluguel. O valor foi acordado após a promessa de que melhorias seriam realizadas na infraestrutura do imóvel. O que não foi feito até hoje. O mato e a sujeira tomam conta. Na entrada do prédio é há uma estante de aço com uma placa da Prefeitura do Natal e um ofício afixado à parede com a assinatura da prefeita.

"Mesmo sendo um valor baixíssimo, o pagamento está atrasado", relatou Alda. Além do aluguel atrasado, o fechamento do CMEI deixou dívidas. Somente com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), os débitos acumulados desde que a escola foi fechada, giram em torno de R$ 7,2 mil. Enquanto que em alguns centros municipais faltam mesas, carteiras e estantes para estudantes e professores, a dona do imóvel afirmou que há muitos equipamentos guardados no interior da escola.
 

"Na verdade, só está servindo de depósito para o que foi deixado lá dentro", destacou Alda Nascimento. Diante das informações repassadas pela própria SME acerca dos imóveis locados pela Secretaria, conclui-se que não há um controle efetivo do que é próprio e alugado. Afinal de contas, não há como se justificar o pagamento de um aluguel cadastrado como próprio.
 

No bairro Planalto, na zona Oeste, outro fato questionável. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alugou uma casa localizada na rua Santo Onofre, 1919. O imóvel não foi informado na listagem de contratos entregues à vereadora Mary Regina. No local, uma unidade do programa de Estratégia de Saúde da Família (PSF) deveria ter iniciado o funcionamento no segundo semestre de 2009. Até hoje, porém, somente a destruição do imóvel de José Fortunato é o que pode ser visto. O pagamento ao proprietário não é feito há nove meses e a renovação do contrato está em andamento na SMS.

"Eles (a Prefeitura) pediu a casa para uma emergência. Eu saí da minha própria residência em junho de 2009 e o contrato só foi assinado em outubro daquele ano", disse Fortunato. Hoje, a obra inacabada é motivo de arrependimento para o dono da casa que passou a ter 13 cômodos. Fortunato aguarda receber quase R$ 15 mil da Prefeitura.
 

Toda a estrutura da antiga moradia foi alterada pela construtora que interrompeu as obras pela metade por falta de pagamento. Semana passada, José Fortunato afirmou que recebeu a visita de uma equipe do Ministério da Saúde. Não soube detalhar o nome e o cargo do funcionário do órgão federal. Disse somente que as obras seriam retomadas e o pagamento dos atrasos regularizados. "Se eu soubesse que eles iriam fazer isso, eu não teria alugado", lamentou José Fortunato.

PSDB comemora elogio de Dilma a FHC

 Em carta, presidente diverge de Lula, que cravou o termo ‘herança
maldita’, e reconhece papel decisivo do tucano no combate à
nflação




Líderes do PSDB comemoraram a divulgação de uma carta na qual a presidente Dilma Rousseff qualifica o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como político que "contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica" no Brasil.

FHC com Jorge Gerdau: ex-presidente reuniu convidados na Sala São Paulo
A mensagem foi enviada por Dilma por ocasião dos 80 anos de FHC. Na última sexta-feira, 10, durante evento em homenagem ao tucano, a carta foi entregue a ele pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.
"É uma carta de conteúdo democrático e republicano na qual a presidente, apesar das divergências políticas e partidárias, reconheceu os méritos de Fernando Henrique Cardoso, sua habilidade política e seu êxito no combate à inflação", afirmou o líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP).
No texto, cuja íntegra foi publicado em um site que comemora o aniversário de 80 anos, Dilma afirma que FHC, durante sua trajetória, se destacou como "acadêmico inovador", "político habilidoso" e "ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação".
A presidente destacou também "o espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje", em referência ao papel de FHC na consolidação do regime democrático.
"Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato", escreveu a presidente. "Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito", acrescentou. "Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias."
Para Edson Aparecido, secretário estadual do Desenvolvimento Metropolitano e vice-presidente nacional do PSDB, a carta é "um fato da maior relevância". "A presidente mostra estatura e dignidade ao reconhecer o papel que Fernando Henrique teve para o Brasil."

Governadores vão a Dilma

Governadores dos estados do Norte e do Nordeste entregaram ontem à presidenta Dilma Rousseff um documento com dez propostas para o desenvolvimento das duas regiões. Entre os itens estão mudanças no regime do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também participou do encontro, disse que o modelo de ICMS em vigor já está "esgotado". 
DivulgaçãoDilma Rousseff recebe os governadores no Palácio do Planalto

"Com a diversidade que existe de um estado para outro este modelo sofre esgotamento e é um sistema que prejudica a produção. Os produtores não conseguem recebe os créditos do ICMS. Um estado entra com ação contra outro por conta da guerra fiscal", explicou. "[Essa] reunião mostrou que há grande acordo em relação a fazer mudanças que podemos implementar em um futuro próximo", completou Mantega. Entre os itens apresentados pelos governadores estão também a manutenção dos benefícios fiscais e a implementação de políticas de desenvolvimento regional. 

A governadora Rosalba Ciarlini, que participou da reunião no Palácio do Planalto, disse as propostas apresentadas à presidenta garantem a governabilidade dos Estados. "A presidenta entende que é preciso celeridade nestas questões", destacou.
 

DEM aponta irregularidade no PSD

São Paulo (AE) - O DEM e o PTB vão entrar amanhã com representações no Ministério Público para que sejam investigadas irregularidades no recolhimento de assinaturas para a criação do PSD, o novo partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O jornal O Estado de S. Paulo revelou ontem que funcionários da Prefeitura estariam coletando assinaturas. O novo partido já enfrenta investigação em Santa Catarina - lá, um chefe de cartório encontrou nomes de eleitores mortos nas assinaturas para o registro da legenda.

Ontem, a reportagem mostrou o e-mail de uma funcionária pedindo que amigos assinassem as listas de registro. Na mensagem, a assessora dizia que recebeu "missão" de Kassab para que os "pobres mortais dependentes de cargos comissionados" coletassem assinaturas

Para o secretário-geral do PTB nacional, deputado estadual Campos Machado (SP), o pedido mostra que há indícios de uso indevido de servidores e da máquina publica em favor de partido político, abuso de autoridade e abuso do poder econômico. "Não quero ser leviano e já condenar, mas a investigação tem de ser feita." Ele é aliado de longa data do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). 

O presidente nacional do DEM, José Agripino (RN), também questionou a atuação de servidores. "Na hora em há que uso da máquina pública, com instrumentos não permitidos pela lei, coloca-se em xeque o registro de todos os partidos", disse ele. Agripino disse que não pretende criar uma guerra "DEM versus PSD", mas ressalta a posição da legenda. "Esperamos que outros partidos o façam."

O DEM, partido de Kassab até março, fará duas representações. No Ministério Público Estadual, pelo suposto uso de funcionários da Prefeitura de São Paulo em causa eleitoral, e, no âmbito eleitoral, no Ministério Público Federal, cujo questionamento vai abarcar o recolhimento de assinaturas em todo o País, além de São Paulo e Santa Catarina. Assim que receber as representações, a Procuradoria pretende iniciar a apuração para saber se houve crime eleitoral. 

Mortos - Em Santa Catarina, a Procuradoria Regional Eleitoral já está investigando. A pedido da juíza Maria Luíza Fabris, o Cartório da 49.ª Zona Eleitoral fez um pente-fino numa lista de 230 assinaturas de três cidades para a criação do PSD. Do total, 140 delas não tiveram a veracidade confirmada. A pior situação foi a da cidade de São Lourenço do Oeste - lá, apenas 7 dos 130 eleitores foram certificados.

Além de quatro pessoas mortas cujos nomes constam na lista, técnicos do cartório descobriram pessoas que assinaram duas vezes. Segundo o relatório, as "flagrantes irregularidades" encontradas configuram, em tese, "crime de falsidade ideológica eleitoral". A Procuradoria Regional Eleitoral de Santa Catarina analisa abertura de inquérito. A Justiça Eleitoral também pediu à Polícia Federal que abrisse inquérito para apurar os indícios de fraude.

Governo suspeita do acordo de Iberê para cancelar dívida

          O Governo do Estado enviou ao Ministério Público ontem uma ampla documentação na qual constam dívidas de alto montante, não pagas, porém perdoadas, todas contraídas junto aos extintos Banco do Estado do Rio Grande do Norte (Bandern) e Bando de Desenvolvimento do RN (BDRN). O material, originário de levantamento da Empresa Gestora de Ativos do RN (Emgern), que administra os bens e direitos das liquidações do Bandern e do BDRN, aponta o nome de cinco devedores e avalistas - entre eles o ex-governador Iberê Ferreira de Souza - que teriam feito um acordo junto às instituições financeiras e quitado as dívidas. O problema é que o levantamento formulado na Emgern na atual administração não encontrou qualquer depósito comprovando os pagamentos, embora três magistrados do Tribunal de Justiça -   os juízes  Rogério Januário de Siqueira, da 6ª Vara Cível; Eduardo Bezerra Pinheiro, da Central de Avaliação e Arrematação; e Divone Maria Pinheiro, da 17ª Vara Cível, todos da capital - tenham reconhecido os acordos como legítimos e determinado o arquivamento dos processos que pedia a execução das dívidas.

Um outro fato inspirou desconfiança à atual administração estadual.  É que não há prova material e documental que comprove a feitura, análise e, por fim, o pagamento dos acordos. Ao manusear os arquivos do Estado percebeu-se que, em 2010, muitos deles foram celebrados entre a Emgern e devedores do Bandern e do BDRN. Alguns, como é o caso do que figura Iberê Ferreira na condição de avalista, foram formalizados em julho de 2010, em pleno governo dele. O ex-governador e Ricardo Maranhão Alves foram avalistas da empresa Tobira Aquicultura e Exportação S.A, cujo débito em 1987 (data em que o Bandern ajuizou execução) era de 1,2 milhões de cruzeiros.

Consta na documentação enviada ao Ministério Público que em 1988, após ser citado para quitar a promissória protestada, o ex-governador depositou em penhora o total do montante no banco de Brasília. Após diversas tentativas do Bandern de reavê-lo (em setembro de 1993, fevereiro de 1995 e em fevereiro de 2007), porém,   se descobriu que os valores reservados para pagamento da dívida não estavam mais depositados na instituição bancária. A dívida de Iberê com o Bandern foi encerrada, conforme acordo homologado pelo juiz Rogério Januário, sem que haja nos arquivos do governo os termos do acordo e local de pagamento.

A exemplo do ex-governador existem ainda outros casos que estão sendo considerados emblemáticos pelo governo. Um deles diz respeito a uma dívida avaliada em 2010 em R$ 1,8 milhão, também contraída junto ao Bandern, pela Sociedade Agro Industrial e Comercial Vale do Pium Ltda (Siprofar). "O único registro do acordo neste caso, ao invés da confissão da dívida, é o estabelecido entre as partes para que o processo saia da 6ª Vara Cível e vá para o Juízo da Central de Avaliação e Arrematação de Natal", apontou o documento enviado ao MP. Um outro caso, desta vez envolvendo a Siprofar S.A. Têxtil e Famacêutica, teve os documentos da dívida "furtados", embora o governo tenha feito uma restauração parcial. "Requerimento da Emgern, de 4 de outubro de 2010, afirma não haver necessidade de restauração dos autos furtados, porque houve acordo e quitação da dívida pelos executados". Um outro débito da Siprofar, atualizado em R$ 1,5 milhão, também dispõe de parecer do juiz da Central de Avaliação e Arrematação de Natal dando conta de que os executados pagaram a dívida.

Caso semelhante é o que envolve a empresa Souto Engenharia, Comércio e Indústria Ltda (Secisa).  Os avalistas Álvaro Souto Filgueira Barreto e Luiz Sérgio Filgueira Barreto deixaram, segundo o governo, de comprovar o pagamento de uma dívida calculada em R$ 146,2 mil. "Embora a Emgern tenha obtido ganho de causa no STJ em março de 2010 para receber o pagamento da dívida a mesma Emgern informou ao Juízo ter havido a quitação da dívida".

´
Estado vai retomar as cobranças, avisa secretário
 

O documento encaminhado ao Ministério Público é assinado pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes. Ouvido pela TRIBUNA DO NORTE ele afirmou que a intenção é desarquivar todos os processos de execução de dívidas, cujos pagamentos não foram até agora encontrados. O levantamento feito pela Emgern já foi encaminhado para a Procuradoria-Geral do Estado, que deverá proceder com o pedido de desarquivamento dos autos em situação de suposta ilegalidade.
 

"O Estado tentará reverter e anular essa extinção de dívida. Se o representante da dívida alega que houve acordo e não entrou um centavo isso se constitui em dano patrimônio público", enfatizou ele. Paulo de Tarso destacou que o governo espera as providências cabíveis por parte do Ministério Público.
 

O secretário afirmou que causou estranheza ao estado o fato de os acordos serem feitos sem a comprovação necessária e ter, ainda assim, a anuência do Judiciário. "Toda sociedade potiguar foi muito penalizada com o fechamento desses bancos. Aí chega meia dúzia de espertalhões que fazem acordo sem entrar um centavo. Eu acho revoltante", criticou Paulo de Tarso.


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Deputados da oposição rejeitam tese de ilegalidade


 Os deputados estaduais reagiram às declarações do secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, e do procurador-geral do Estado, Miguel Josino, que em entrevista à TRIBUNA DO NORTE apontaram inconstitucionalidade nos planos de cargos, carreiras e salários aprovados no final dos governos Wilma de Faria e Iberê Ferreira. "Será que são inconstitucionais também os planos do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas do Estado, da Assembleia Legislativa. Por que são inconstitucionais apenas os planos do Executivo?", questionou o deputado estadual Fernando Mineiro (PT). Ele disse também que o Governo "não tem clareza administrativa".
DivulgaçãoDeputados da base aliada e da oposição se reúnem com os sindicalistas e vão procurar o governo para mediar o diálogo

O petista observou que no primeiro momento o atual Governo afirmou que não tinha recursos para implementar os planos que asseguram aumentos para algumas categorias de servidores. "Primeiro disse que era uma questão de problema financeiro, depois o Governo afirmou que não daria o reajuste dos servidores por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, agora o governo diz que não dará porque é inconstitucional. 

O governo a cada semana muda de argumento", destacou. O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) lamentou a falta de diálogo. "Se não conduzirmos bem a questão poderemos instalar uma crise institucional. Se não for negociado bem com as categorias, estará sendo colocada uma situação onde o Poder Legislativo é colocado em xeque", analisou. Ele foi além: "Espero que o Governo não incorra no erro de simplesmente desautorizar os planos". 

O deputado estadual Ezequiel Ferreira rebateu a declaração do secretário-chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes, de que a Assembleia aprovou um projeto sem analisar a Lei de Responsabilidade Fiscal. "A Assembleia cumpriu seu dever aprovando os planos de cargos e salários. Quem enviou foi o Governo do Rio Grande do Norte. Se enviarem 30 projetos em defesa da classe de trabalhadores do meu Estado eu vou votar em todos eles. A Assembleia cumpriu com seu dever", disse. 

O deputado Tomba Farias (PSB) lembrou que Paulo de Tarso era o consultor da Assembleia quando o plano dos servidores foi aprovado.  O parlamentar disse que não aceitará as declarações de que a culpa dos planos é do Legislativo. "Essa Casa é livre e soberana. Não vamos aceitar o governo querer mudar as coisas que foram aprovadas por essa Casa. O diálogo é o caminho para o entendimento". 

O deputado Antonio Jácome (PSB) destacou ou a necessidade de intermediação para facilitar o diálogo do governo com os grevistas. "Estaremos todos sentados com os ânimos serenados, sem acirramento, estudando com profundidade a questão para encontrar uma saída", completou.

Outro lado O deputado estadual Getúlio Rego (DEM), líder do Governo, disse que o Executivo tem toda disposição para negociar, mas é preciso conter os gastos. "A saúde financeira do governo ainda não anda boa. Houve novas despesas que o governo teve que arcar de imediato sob pena de colocar nas ruas milhares e milhares de operários que trabalham em empresas como Vicunha. O Proadi (incentivo para as indústrias) que deveria ter sido pago em setembro e outubro, no valor de R$ 48 milhões só foi pago agora". O deputado afirmou que o pagamento para empresas só foi possível cumprir no mês de maio. "Só em maio o governo conseguiu fazer essa operação tapa buraco e salvar esses milhares de empregos. Ao governo, não falta disposição e boa vontade para abrir as portas e sentar a mesa para buscar solução do problema", disse o parlamentar do DEM.

Para Sinpol, ação contra os planos é inaceitável  A direção do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) rebateu as declarações do secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, que apontou ilegalidades nos planos de cargos dos servidores. 

O Sinpol classificou de "inaceitável" a disposição do Executivo de entrar com uma ação de inconstitucionalidade contra a lei que criou o plano. "O que este governo tenta fazer é algo inaceitável, para não dizer imoral. Isso mesmo: porque mentiu, no momento em que disse ter intenção de efetuar os planos, assim que saísse do limite prudencia", diz a nota oficial do Sinpol. 

A direção sindical destaca ainda que o argumento do Estado para não aplicar o reajuste é frágil. "Agora, em entrevista à imprensa, deixa claro o que já suspeitávamos: não tem este interesse de cumprir os planos de cargos", destacou a nota, que reforça as declarações dadas ontem pela presidente do Sinpol, Vilma Marinho. "As leis aprovadas cumpriram todos os requisitos da legislação. Nós não aceitamos essas colocações do governo porque não somos burros e nem palhaços", disse. 

O Sinpol afirmou que não irá retroceder e portanto não avalia "outra opção que não seja o cronograma para a continuidade da aplicação da lei complementar".  O secretário chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes, afirmou que não há como recuar um milímetro, pelo fato do Estado estar acima do limite total da Lei de Responsabilidade Fiscal.   "Defendo a posição do Estado. Não recuo um milímetro, estamos acima da Lei de Responsabilidade Fiscal. Chamo todos à conciliação e à compreensão nesse momento", destacou.

Secretário e comandante da PM vão cumprir decisão de desocupar CMN

O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, deixaram às 14h20 desta quarta-feira (15) a sala do desembargador Caio Alencar, na sede do Tribunal de Justiça. Os dois receberam intimação para dar cumprimento à decisão de desocupar o prédio da Câmara Municipal de Natal a partir das 18h de hoje.
Júnior SantosO secretário Aldair da Rocha e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, receberam a ordem para desocupar a CMN
"A determinação judicial vai ser cumprida. Agora, vamos estudar a melhor maneira para se fazer isso", declarou o secretário Aldair da Rocha. O comandante da PM disse que neste momento está se dirigindo para o quartel do comando geral da corporação, onde vai elaborar um plano para a desocupação da sede do Legislativo municipal. "Primeiro vamos tentar negociar com os manifestantes, depois vamos ver o que faremos", afirmou.

terça-feira, 14 de junho de 2011

A visita do ministro Garibalde ao Ilustríssimo Senhor; Antonio Martins do Nascimento,(Tota Branco) neto do fundador da cidade de japi, tota branco que foi, vereador, vice prefeito, se destaca pelo grande exemplo para o povo de nossa cidade, uma grande família, Esposo de Dona Lucinha, pai do Professor Maciel, alem de Edmílson, Fátima na foto, a Empresaria Fanta, e a Professora Neném. Jodoval, Francisquinho Medeiros,   

alem de tota e Garibalde, Jodoval, sua esposa Selma, e  a empresaria Claudia, Fátima ao fundo, e Wellington assessor do Ministro.  

 Os agricultores do municipio de japi, região borborema potiguar, não tem o que reclamar, diante das boas chuvas que caiu neste inverno, apesar de ter perdido grande parte de sua colheita com as chuvas. O agricultor José arimateia exibe parte de sua safra com grande numero de grãos apodrecido, "temos que dá graças a Deus, porque foi um grande sofrimento com fauta d-agua e forragens para os animais", disse arimatéia.












segunda-feira, 13 de junho de 2011

Garibaldi representa Brasil em conferência do Trabalho, em Genebra

 
O ministro Garibaldi Filho está em Genebra, na Suíça, representando o Brasil na 100ª conferência Internacional do Trabalho, onde gestores de todo o mundo discutem legislação trabalhista e proteção social. Nesta segunda-feira (13), o ministro falou sobre os avanços que o Brasil alcançou na área.
DivulgaçãoMinistro Garibaldi Filho falou sobre legislação trabalhista e proteção social

Em seu primeiro discurso, encerrando os trabalhos na comissão que discutiu a Proteção Social, o ministro da Previdência endossou a postura do Brasil, defendido pela delegação brasileira, na relação entre travalhadores, governo e empregadores, que também foram representados na delegação que acompanhou Garibaldi. Na opinião dos presentes, o Brasil está na vanguarda dos direitos dos trabalhadores. Em pronunciamento mais longo, após reunião com Rússia, Índia e China (Brics), Garibaldi descreveu o sistema brasileiro de proteção social. O ministro da Previdência defendeu o modelo adotado no Brasil como exemplo para os países do grupo e a ideia foi bem recebida pelos participantes do encontro.
Ainda nesta segunda-feira, a delegação brasileira será recebida pela embaixadora brasileira na Suíça.

Jovens do PMDB se reúnem

 
A Juventude do PMDB do Rio Grande do Norte realizou durante todo o dia de sábado (11) o I Congresso Estadual, na Assembléia Legislativa, em Natal. O evento contou com a participação do líder do partido na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que proferiu uma palestra sobre "Reforma Política e Atualização do Programa Partidário". Também participaram do encontro, os deputados estaduais Walter Alves, Hermano Morais e Raniere Paulino (PB); o presidente nacional da juventude do PMDB, Gabriel Souza; o presidente da juventude do Espírito Santo, Luciano Salgado; a vice-presidente da juventude do Nordeste, Kívia Teixeira; e o presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Espírito Santo, Chico Donato.
emanuel AmaralSeminario de Gestão PUBLICA DO PMDB NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA COM A PARTICIPAÇÃO DE HENRIQUE ALVES,PRESD. DO PARTIDO ESTADUAL DO PMDB.
O deputado Walter Alves enfatizou que os jovens precisam participar de cursos formadores para que, cada vez mais, o debate do partido se externe de maneira qualificada. "A Fundação tem tido um papel importante de apresentar aos nossos jovens filiados como se dá a gestão pública, o que é de suma importância para a formação política", destacou. O presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Espírito Santo fez uma palestra inicial sobre formação política.

Walter Alves aproveitou a ocasião também para informar que o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, não pôde participar do encontro porque está representando o Brasil em um evento na Suíça. "Ele mandou que eu repassasse a vocês esse recado e falou também da importância da formação para nossos jovens filiados".
O Congresso teve a mediação do presidente da Juventude do PMDB no Rio Grande do Norte, Edson Carvalho. Além da palestra sobre Reforma Política e Atualização do Programa Partidário, os jovens do PMDB participaram também de palestras que tratam dos movimentos sociais estudantil, comunitário e sindical; sobre políticas públicas para a juventude; e sobre a eleição dos delegados ao Congresso Nacional da juventude do PMDB.  Mais de 300 jovens se inscreveram para participar do encontro, O grupo de japi liderado por George Justino também estava presente juntamente com o presidente do PMDB Japi, Jodoval, o Vereador Zome de Cristino, Ana Nery e Jodney, filhos de Jodoval.