sábado, 4 de junho de 2011

Banco Mundial anuncia mais U$ 3,5 bi para combate à pobreza no Nordeste; RN será beneficiado



O Rio Grande do Norte que já tem assegurados U$ 350 milhões do Banco Mundial para o desenvolvimento de projetos no Estado e será beneficiado com mais recursos para infraestrutura e combate a pobreza. Embora os valores não tenham sido definidos, ficou acertado que será liberado novo financiamento. O anúncio foi feito pelo presidente do Banco, Roberto Zoellick, na reunião com os governadores do Nordeste, nesta sexta-feira, 03, no Palácio Campo da Princesa, em Recife.


Zoellick anunciou U$ 3,5 bilhões para os nove Estados do Nordeste, no ano fiscal que vai de junho a julho de 2012. Os investimentos que eram de meio bilhão sobem seis vezes. "O Nordeste é uma região que cresce, mas estamos cientes de que existe ainda muita pobreza e muito trabalho a ser feito", afirmou o presidente Roberto Zoellick, se comprometendo a mobilizar o setor privado para manter parcerias. Para isso, ele anunciou que irá ao BNDES e ao setor privado, incentivando PPP - Parcerias Público Privadas.



A governadora Rosalba Ciarlini apresentou como prioridade o Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável. Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, os desafios principais são os desequilíbrios nas diversas regiões do Estado, concentrados na economia do semiárido potiguar, e a baixa produtividade da agricultura familiar, causadora central da pobreza rural.


O projeto implementará um modelo de gestão para resultados. "O que o Estado quer é oferecer à população serviços públicos de qualidade e promover o desenvolvimento regional, econômico, social e humano, com investimentos nas áreas de saúde, educação e inclusão produtiva e social do RN", adiantou a governadora.


Na explanação sobre as potencialidades e as condições socioeconômicas, Rosalba disse que o RN quer continuar a parceria com o Banco, seja no avanço dos projetos financiados nas últimas quatro décadas - que ajudaram na convivência com o semiárido, no melhor manejo e racionalidade dos recursos hídricos e na redução da pobreza - ou na implementação de novas ações, como o projeto de desenvolvimento sustentável.


Como a missão do Banco Mundial é lutar contra a pobreza, a governadora disse ter ficado satisfeita com a receptividade ao projeto que visa melhorar a qualidade de vida do potiguar com novas escolas, estradas, energia e outras ações que possibilitem o desenvolvimento regional.


A reunião do presidente do Banco Mundial com os governadores do Nordeste foi a portas fechadas. Não compareceram ao encontro, apenas, os governadores da Bahia, Jacques Wagner, e do Maranhão, Roseane Sarney.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ex Presidente Lula Visita fidel Castro

Nesta quarta-feira (1º), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o ex-presidente cubano, Fidel Castro. Lula também visitou obras financiadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ao lado de Raúl Castro, atual presidente cubano. 


Programa do PMDB irá ao ar hoje e terá dois potiguares

O programa do PMDB, que irá ao ar hoje a noite, terá participação de dois potiguares. O ministro da Previdência Garibaldi Filho e o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, estarão no programa.

Na gravação Garibaldi Filho cita os avanços da Previdência Social e informa aos segurados que novas conquistas virão

Presidente Dilma Rousseff lançou hoje “Brasil sem Miséria”

Com a meta de retirar 16,2 milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza, a presidenta Dilma Rousseff lançou hoje, m Brasília, o Plano Brasil Sem Miséria, que agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.

Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o governo federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.
O objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. O Brasil Sem Miséria vai localizar as famílias de extrema pobreza. O plano, direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa, cumpre um compromisso assumido pela presidenta Dilma Rousseff. Do público alvo do Brasil Sem Miséria, 59% estão no Nordeste, 40% têm até 14 anos e 47% vivem na área rural.

Deputado Tomba será julgado penalmente pelo Tribunal Regional Federal de Recife


O ex-prefeito de Santa Cruz Tomba responderá a uma ação penal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado em Recife. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal de praticar crime na dispensa de licitação da construtora Nóbrega Gomes Ltda., na época em que era gestor de Santa Cruz.
O processo tramitava na Justiça Federal de primeira instância, mas como ocupa hoje uma cadeira na Assembléia Legislativa, Tomba ganhou foro privilegiado. O processo passa a tramitar agora no Tribunal em Pernambuco.
A decisão do Juiz Mário Jambo, da 2ª Vara Federal, remetendo o processo para Recife, foi publicada no Diário Oficial.
E DO 40  E ASSIM
Tomba é acusado de crime no desvio de recurso e ilegalidade na licitação. Quando era prefeito ele contratou a construtora Nóbrega Gomes Ltda, que faria a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água na zona urbana de Santa Cruz. “Estrategicamente”, o então prefeito decretou estado de calamidade pública na cidade para, logo em seguida, já contratar sem qualquer tomada de preço a referida construtora.
Além da ação penal, o hoje deputado também responde outro processo (0002084-3.2009.4.05.8400) sobre essa mesma contratação.

 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vasco mais perto do título


 Com um gol de Alecsandro aos cinco minutos do segundo tempo, o Vasco derrotou o Coritiba por 1 a 0 na primeira partida da final da Copa do Brasil. O jogo foi disputado na noite de ontem, em São Januário e, com a vitória, o clube carioca precisa de um empate na quarta que vem, no Couto Pereira, para conquistar o título inédito. Já o Coritiba vai precisar vencer por dois gols de diferença para ser o campeão. A partida foi muito equilibrada e o Vasco acabou conseguindo a vitória graças ao oportunismo de Alecsandro que marcou aos cinco minutos do segundo tempo. O time paranaense mostrou um bom futebol e poderia ter saído com um melhor resultado se tivesse aproveitado as chances que criou para marcar.
Satiro Sodré/AGIFAlecsandro foi o autor do gol que deu a vantagem para os cariocas na partida decisiva, em Curitiba
Os dois times voltam a se enfrentar no final de semana pelo Campeonato Brasileiro e voltam a jogar pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira no Couto Pereira.

Diante de um estádio completamente lotado e empolgado, o Coritiba começou animado e logo no primeiro minuto, Anderson Aquino recebeu a bola na entrada da área e bateu por cima do gol de Fernando Prass. Logo depois, o goleiro Édson Bastos se queixou de um laser que vinha na arquibancada e o árbitro interrompeu o jogo para pedir providências às autoridades policiais.

Aos 10 minutos, o time visitante criou outra chance quando Anderson Aquino recebeu na área em condições de concluir mas demorou e acabou desarmado por Anderson Martins. Só aos 12 minutos é que foi criado o primeiro lance de perigo criado pelo Vasco. Felipe cobrou falta na área, Édson Bastos saiu mal e a bola sobrou para Dedé que chutou por cima do travessão.

Aos 17 minutos, o Coritiba voltou a assustar com um chute forte de Bill de fora da área que obrigou o goleiro Fernando Prass a defender parcialmente, forçando a intervenção da zaga para aliviar o perigo.

O lance despertou o Vasco que criou duas jogadas de perigo para a defesa do Coritiba, ambas com Diego Souza. No segundo, Diego chegou a passar por Édson Bastos mas perdeu o ângulo e quando concluiu, o goleiro teve tempo de fazer a defesa, evitando o primeiro gol da equipe cruzmaltina. 

Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo e o Coritiba manteve o esquema do primeiro tempo, tentando se defender mas tentando não abrir mão do ataque. Só que precisou rever seus planos porque o Vasco marcou o primeiro gol do Vasco aos cinco minutos através de Alecsandro que se antecipou aos zagueiros paranaenses e cabeceou sem chances para Édson Bastos.

Em vantagem no marcador, o time do Vasco se animou e partiu em busca do segundo gol enquanto o Coritiba tentava adiantar suas linhas para buscar o empate. 

Ficha Técnica:

Vasco 1 x 0 Coritiba

Vasco: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe(Felipe Bastos) e Diego Souza; Bernardo e Alecsandro(Elton)
Técnico: Ricardo Gomes

Coritiba: Édson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha, Davi(Geraldo) e Anderson Aquino(Marcos Paulo); Bill(Leonardo)
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de junho de 2011, quarta-feira
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa-SP)
Gol: Vasco: Alecsandro, aos 5´ do 2º T.


Rosalba tenta evitar rompimento com Garibaldi







A governadora Rosalba Ciarlini se vestiu, ela própria, de bombeira, e foi apagar o fogo que ameaça a relação dela 


com o ministro Garibaldi Filho. 



O ministro tem dito que, caso a volta da reeleição da mesa diretora da Assembleia seja aprovada, ele romperá 


com o governo rosa, dando a entender que a proposta que deverá ser apresentada amanhã, foi planejada pela

cúpula política do governo
. 
Garibaldi trabalha para derrubar o projeto pois sonha em ver na presidência da Assembleia, no biênio 2013-2014, 



o filho deputado Walter Alves. 


Ontem, quando foi homenageado na Comissão de Assuntos Econômivos do Senado, com a aposição de sua.


 foto, na galeria de ex-presidentes, Garibaldi foi surpreendido com a presença da governadora Rosalba
. 
Que foi tentar amansar o aliado de primeira hora...chateado até dizer basta. 


“Garibaldi não foi apenas um companheiro de campanha e do dia-a-dia aqui na Comissão e na Casa. Ele está ao



 meu lado nessa que é a missão mais difícil da minha vida”, disse Rosalba...


Faz de conta que o clima continua ótimo

Réu da Operação Hígia é executado dentro de escritório

O advogado Anderson Miguel, réu no processo que investiga supostas 
fraudes na secretaria de Saúde do Estado durante a gestão de Wilma de
 
Faria, foi morto no fim da tarde desta quarta-feira (1º). A Polícia Militar confirmou que foi uma execução e o corpo de Anderson Miguel foi encontrado morto.
 

De acordo
 
com informações preliminares da Polícia Militar, ele foi alvejado na
 
cabeça quando saía do escritório de advocacia, na avenida Miguel Castro.
No entanto, o corpo foi encontrado dentro do estabelecimento e, mesmo com a chegada do Samu, Anderson Miguel morreu ainda no local.

Anderson
Miguel foi casado com Jane Alves, também ré na Operação Hígia, e foi
 
acusado de tentar impedir depoimentos da ex-mulher, onde ela
 
supostamente faria mais acusações ao advogado.

Governadora Rosalba diz que Estado não terá dificuldade para cumprir cronograma da Copa


A governadora Rosalba Ciarlini afirmou que o Estado do Rio Grande do Norte não terá dificuldade para cumprir o cronograma de obras da Copa do Mundo de 2014. Em reunião hoje com a presidente Dilma Rousseff e os demais governadores e prefeitos das cidades sedes, a chefe do Executivo potiguar ouviu o Governo Federal definiu que dezembro de 2011 é a data limite para todas as obras de mobilidade terem começado.
“Estou muito tranquila com relação a parte do Governo (as atribuições do Governo do Estado). As licitações estão andando, projetos prontos e conseguiremos cumprir o cronograma tranquilamente”, disse Rosalba Ciarlini ao PANORAMA POLÍTICO.
Ela confirmou que no próximo dia 7 de junho acontecerá a abertura das propostas para a obra de construção dos dois túneis da avenida Prudente de Morais.
Durante a reunião, a presidente Dilma Rousseff citou cada uma das cidades sedes e as obras que serão feitas. Ao falar de Natal, a presidente destacou a obra do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o investimento de R$ 16 milhões no Aeroporto Augusto Severo.
“Estou muito mais tranquila ouvindo de todos os governadores problemas comuns e vamos trabalhar unidos. A cada três meses teremos uma reunião de avaliação”, completou Rosalba Ciarlini.

Deputado Henrique Alves leva bancada do PMDB à reunião com Dilma Rousseff


amanhã, às 14h30, a bancada do PMDB, com 79 deputados, liderados pelo deputado Henrique Alves, volta a se reunir. Durante o encontro vai ser feita uma avaliação do momento político vivido pelo partido. Os deputados do PMDB também vão discutir sobre o andamento da reforma política.
Pela manhã, o deputado Henrique Alves participa da reunião do Conselho Político com a presidente Dilma Rousseff e líderes dos partidos no Palácio do Planalto.
Hoje, o deputado peemedebista participou do acordo de líderes para fechar a pauta de votação da semana. A Medida Provisória que corrige a tabela do Imposto de Renda em 4,5% é uma das 11 matérias na pauta do Plenário.
A oposição quer um índice maior do que o estabelecido no texto do Executivo. O Governo também quer votar o Regime Diferenciado para Obras da Copa. As normas podem ser incluídas na MP 527/11.


terça-feira, 31 de maio de 2011

Ministro Garibaldi Filho critica "abuso" na edição de MPs


O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, criticou há pouco, durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o “abuso” na edição de medidas provisórias (MPs). Ele cobrou dos senadores que aprovem a proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera o rito das MPs, em tramitação na Casa.

Durante cerimônia para colocar o retrato de Garibaldi na galeria de ex-presidentes da CAE, o ministro e senador licenciado disse esperar que não haja abuso no uso das MPs no governo Dilma Rousseff. “As medidas provisórias inundam e atropelam a tramitação do Legislativo. Hoje mesmo me disseram que a pauta está trancada por medidas provisórias. A minha expectativa é de que seja aprovada nova regulamentação”, disse Garibaldi.

O ministro argumentou que os parlamentares reconhecem o direito do Poder Executivo de editar medidas provisórias, contudo, afirmou que no Brasil há um exagero no uso desse direito. “É consenso entre nós que as medidas provisórias são um recurso do Poder Executivo legítimo e adotada nos países de democracia moderna. Agora, aqui no Brasil, esse recurso realmente sofre de um mal chamado de abuso”, ressaltou.

“Deus queira que no governo da nossa presidenta Dilma Rousseff venhamos a ter as medidas provisórias mais contidas, sendo efetivamente voltadas para o que é emergência e para o que diz o texto da Constituição”, acrescentou Garibaldi.

Em 2008, enquanto foi presidente do Senado, Garibaldi, integrante da base do governo, devolveu ao Executivo a Medida Provisória 446, que dava benefícios tributários a entidades filantrópicas. Foi a primeira vez desde 1989 que o Senado devolveu uma MP ao governo.