sábado, 28 de maio de 2011

PSDB vai dividido à convenção

Brasília (AE) - Sete meses após a derrota na eleição presidencial de 2010, o PSDB chega a seu primeiro encontro nacional dividido entre setores que buscam se cacifar internamente na disputa pelo Palácio do Planalto em 2014. A Convenção Nacional do partido, hoje, em Brasília, ficará marcada pela ausência de unidade em torno de um projeto comum para o maior partido de oposição.

Ex-governador José Serra quer a presidência do Instituto

Ainda ontem, véspera da reunião, o partido buscava um acordo, capitaneado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na disputa entre o senador Aécio Neves (MG) e o ex-governador José Serra (SP), aspirantes ao título de próximo candidato do PSDB à Presidência.


Depois de negociações em torno da composição da Executiva Nacional, cúpula partidária composta por 23 cargos, a ser eleita amanhã, restou um nó a ser desatado: a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV). Aécio apoia a indicação do ex-senador Tasso Jereissati (CE). Serra, depois de resistir a oferta inicial de ficar com o posto, passou a pleitear a presidência do instituto, com um orçamento de cerca de R$ 10 milhões e responsável por estudos e pesquisas do partido.

Tanto o presidente nacional do PSDB, Sergio Guerra, que será reconduzido amanhã ao cargo, quanto Aécio não querem Serra no ITV por avaliarem que será criada no partido uma “presidência paralela”. Cederam ao grupo de Serra a primeira-vice-presidência do PSDB como principal espaço na Executiva Nacional.


Ontem, Serra, FHC e o governador paulista Geraldo Alckmin reuniram-se no apartamento do ex-presidente para discutir uma solução. Fernando Henrique defendia a indicação do ex-governador à presidência de um Conselho Político, a ser criado pelo PSDB amanhã. Serra, no entanto, resistia, segundo aliados. Para os serristas, o conselho era um “prêmio de consolação” que buscavam dar a ele.


A cúpula tucana acenou com um conselho enxuto, com no máximo seis integrantes, que teria autonomia financeira e administrativa e direito a contratar uma equipe de assessores para ajudar Serra a formular as políticas e o discurso do PSDB. O ex-governador, no entanto, mostrou-se indignado com o “veto” a seu nome para presidir o ITV e ameaçou explicitar o racha boicotando a convenção. O líder da bancada tucana na Câmara, Duarte Nogueira (SP), avaliava como “remotíssima” a possibilidade de ele aceitar a troca do ITV pelo Conselho Político. Aécio, no entanto, mantinha-se otimista em relação a um acordo, argumentando que o PSDB é “muito maior que qualquer um de nós”.


Reunidos na sede do PSDB em Brasília, Aécio e Sérgio Guerra aguardavam por um sinal de “fumaça branca” de São Paulo. Com o grupo, estava o ex-senador Tasso Jereissati. Dois meses atrás, diante da convite dos senadores para que aceitasse a presidência do instituto, ele foi a São Paulo falar com FHC e Alckmin.

Serra havia recusado a ideia de presidir o ITV e ainda não tinha recolocado seu nome. Com a aproximação da convenção, voltou atrás. Os paulistas endossaram a reivindicação abrindo mão de outras posições na Executiva do partido para acomodar o ex-governador no ITV. 


Geraldo Alckmin pede união do Partido


Mongaguá (AE) - O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira em Mongaguá, na Baixada Santista, que defende a participação do ex-governador José Serra no Instituto Teotônio Vilela e que todos participem da formação da direção do PSDB na reunião da Executiva Nacional do partido, sábado, em Brasília.


“Como se forma uma direção partidária? Com entendimento, com participação. Eu defendo que todos participem. Minha colaboração vai ser unir o partido sem nenhuma pretensão de natureza pessoal”, disse Alckmin, que não poupou elogios ao seu antecessor no Palácio dos Bandeirantes. “Defendo uma participação do Serra, que teve mais de 40 milhões de votos na última eleição, e neste momento não tem mandato. Ele é um dos grandes quadros da política brasileira e vai dar uma excelente contribuição ao País através da vida partidária, através do Instituto de estudos Teotônio Vilela”, afirmou Alckmin.

O governador nega que o PSDB esteja dividido e afirma que o partido estará com uma chapa única na convenção de sábado. Para Alckmin, não há grupos entre os tucanos e sim, lideranças e compara o PSDB ao o partido norte-americano Democrata. “Não há divisão (no PSDB). É natural que os partidos políticos tenham bons quadros para disputar as eleições. Nos Estados Unidos houve uma disputa que o mundo inteiro acompanhou, no partido Democrata, entre a senadora Hilary Clinton e o senador Barak Obama. O partido Democrata estava dividido? Não. Ele tinha bons quadros e escolheu o seu candidato de forma democrática. É natural. Isso é bom, é um bom problema”, disse ele, destacando a importância do papel da oposição.

De acordo com Alckmin, a eleição da nova executiva nacional é importante para o Brasil porque e tão democrático ser governo quanto ser oposição. “É tão patriótico quanto ter uma oposição fiscalizadora, altiva, propositiva, pensando o Brasil, levantando projetos, fiscalizando o governo” e cita Santo Agostinho: “Prefiro os que me criticam porque me corrigem aos que me adulam porque me corrompem”, completando que um governo bem intencionado “até se beneficia com a oposição”.


Entretanto, o governador critica a oposição no Brasil, as coligações e chama as alianças governistas de “cultura de carrapato”. “A oposição é minoria no Congresso neste governo, como foi minoria no governo passado e será no futuro porque o Brasil tem uma cultura governista, adesista, de fazer política agarrado que nem carrapato no governo. Aonde você tem governo todo mundo corre para o governo”, disse ele, que defende a Reforma Política como forma de diminuir a quantidade de partidos políticos.


“O Brasil não tem partidos políticos, o Brasil tem personalismo na política, enquanto não fizer reforma política só vai piorar esse quadro. Hoje tem mais de 30 partidos, crescendo na democracia num mundo que tem a governabilidade, um trabalho mais sério nesse sistema eu diria que a reforma política é importante e como eu sei que é difícil eu faria uma coisa que é proibir coligação proporcional. Só isso vai baixar de 30 para cinco seis partidos”, completou. 

A festa do senador Garibaldi


Aniversariante do dia, o senador Garibaldi Alves festejou agora há pouco em seu gabinete. 
Com presença da mulher Vanice Alves e da filha Dadaça, que se juntaram aos funcionários. 
Ocupado no Ministério da Previdência, o filho ministro Garibaldi não pôde comparecer à festinha do Senado.


enador aniversariante com a filha e a esposa




Com dona Vanice e os funcionários do gabinete

Banco contratou Palocci


Brasília (AE) - A revelação de que o Banco Santander contratou os serviços da Projeto, consultoria do ministro Antonio Palocci, aumentou a pressão de parlamentares da oposição sobre o ministro-chefe da Casa Civil. O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), afirmou que a resistência do ministro em comparecer ao Congresso para se explicar só aumentam as dúvidas quanto aos procedimentos que resultaram na multiplicação de seu patrimônio em mais de 20 vezes, em quatro anos.

“É esse tipo de suspeita que determina a absoluta, a imperiosa necessidade de Palocci vir se explicar para sabermos se estamos diante de coisas licitas ou ilícitas”, alega. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) entende que a comprovação de mais um cliente, como revelou ontem o jornal O Estado de S. Paulo, torna “insustentável” a situação do ministro, cuja permanência no governo, na sua opinião, além de “enfraquecer” a presidenta Dilma Rousseff, deu um tom de final de mandato à sua gestão.

“O governo está paralisado, se fosse no final ainda se entenderia. Mas Lula assumiu de fato a administração e a situação de Dilma só se complica, ficando refém da chantagem de seus aliados”, afirma. O senador vê Palocci como um político “que tem atração por coisas enroladas”. “É uma atração que vem lá de trás”, aponta, lembrando sua ligação com o grupo de Ribeirão Preto.

E como Agripino, o senador reitera que o ministro-chefe da Casa Civil não pode continuar sem dar explicações concretas ao Congresso sobre o seu enriquecimento. “Sua consultoria tem ligação direta com o governo, é uma arrumação, uma ligação aberta, a situação dele continua insustentável, mas a teimosia leva o PT a tentar blindá-lo”. Para Jarbas, a ligação do ministro com o banco “é uma denúncia junto a outras igualmente graves que não foram esclarecidas”.

Já o presidente dos Democratas lembra que Palocci resiste a divulgar o nome de seus clientes e sobre os serviços pelos quais teria recebido pagamento. “É esse tipo de denúncia, sua ligação com uma empresa parceira do governo, que reforçam as suspeitas contra Palocci e ele se recusa a dar esclarecimentos”. Agripino afirma que, mesmo não querendo fazer juízo de valor, o ministro deixa rastro para “inúmeras ilações”.
 

Palocci envia explicações aos senadores do PT

Brasília e São Paulo (AE) - Na tentativa de evitar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso, o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, apresentou ontem à bancada do PT no Senado explicações sobre a evolução de seu patrimônio, nos últimos quatro anos. A conversa de Palocci com os companheiros de partido ocorreu depois do almoço entre os senadores do PT, ministros e a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada.

Palocci seguiu a determinação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e antecipou para os petistas as respostas que apresentará ao questionamento da Procuradoria-Geral da República “As informações nos pareceram bastante consistentes”, disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), sem adiantar o teor da defesa do chefe da Casa Civil.

“Nós entendemos que não há provas suficientes contra o Palocci”, disse Costa. Durante o almoço com senadores do PT, Dilma admitiu necessidades de ajustes na condução da articulação política do governo, já que há várias queixas de parlamentares sobre a falta de interlocução com ministros. “Todos estão convencidos de que é necessário ter acesso mais fácil às pessoas do governo e dialogar mais”, declarou Costa. (

O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, disse ontem que o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, não se sustentará no cargo, se não oferecer explicações convincentes sobre sua atuação como consultor na empresa Projeto. Segundo Paulinho, o ministro deve continuar a ser alvo de novas denúncias nos próximos dias e, com isso, poderá enfraquecer o governo da presidenta Dilma Rousseff.

“O Palocci não se sustenta no cargo. Se ele insistir em permanecer no governo, outras denúncias devem aparecer. Palocci tem de sair”, disse Paulinho, ao participar do seminário “Brasil do diálogo, da produção e do emprego”, em São Paulo.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O programa do leite com promessa de regularização.


Com a promessa de ser regularizado parti desta sesta feira 27 de maio o leite recomeça a  ser distribuído para as pessoas carentes, esperamos que estes transtorno possa ser resolvidos afinal o Governo não tem mais desculpa para regularização do programa apezar de ter encontrado um estado defasado com a desastrosa administração de VILMA,

Rosalba vai reunir deputados que integram a base aliada


Apenas onze deputados foram convidados para o encontro com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), programado inicialmente para ocorrer ontem, mas adiado para outra data ainda a ser definida por causa de uma viagem da chefe do Executivo. E quem diz isso é o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Getúlio Rêgo (DEM). Rosalba iniciou o mandato com o apoio dos deputados Ricardo Motta (PMN), Leonardo Nogueira (DEM), Gilson Moura (PV), Walter Alves (PMDB), José Dias (PMDB), Gesane Marinho (PMN), Raimundo Fernandes (PMN), Vivaldo Costa (PR), Antônio Jácome (PMN), Dibson Nasser (PSDB), além do próprio Getúlio. Ele afirmou que a governadora democrata está iniciando o diálogo com os parlamentares e que a intenção é ampliar as afinidades. “A medida em que o governo busca o reequilíbrio financeiro inicia os contatos políticos, inclusive com a Assembleia”, enfatizou o líder.

Ele enfatizou que a reunião tem o objetivo de “promover o diálogo para assuntos múltiplos”. “Abrir um entendimento do ponto de vista da liberdade de cada um”, reforçou o parlamentar. A governadora Rosalba Ciarlini quer ampliar a bancada de sustentação no legislativo estadual embora ainda não tenha avançado no diálogo com parlamentares que não fazem parte de seu grupo político embora dêem claros sinais de ser esta a intenção.

Um dos principais cotados para primeiro ingressar na ala governista é o deputado Poti Júnior (PMDB). Antes aliado do ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) – Poti Júnior faz parte do grupo peemedebista que seguiu com o deputado federal Henrique Alves no apoio ao PSB na campanha estadual. Além do primeiro secretário, também podem alinhar-se ao Executivo os deputados Hermano Morais e Gustavo Carvalho (de malas prontas para o PSD). Dos 24 deputados, a governadora contaria – se confirmadas as adesões – com 14. Uma mudança de cenário, uma vez que, embora não tenha encontrado resistência quando da aprovação de projetos que envia à Casa, o Executivo ainda dispõe de minoria.

Com uma programação ainda não definida, a primeira reunião entre a governadora e a bancada de sustentação na Assembleia deve ser um momento também para que os parlamentares passem impressões e externem reivindicações. Mas o deputado José Dias destacou que o mais importante será ouvir o que a chefe do Executivo tem a dizer. “Eu entendo que nós precisamos receber do governo um diagnóstico bem detalhado da situação do estado”. Ele observou que a situação financeira debilitada requer entendimentos e a participação de todos os atores nas soluções a serem encontradas.



quarta-feira, 25 de maio de 2011

Japi ainda se encontra invadido pelo os jumentos

Japi esta invadido pelos animais jumentos porcos e tudo mais o descaso continua. 
                                  Jumento na rua Manoel Medeiros em frente ao sindicato rural.
            Jumento comento as palmeiras do que sobrou da praça central isto e uma vergonha....?

Deputado Henrique Alves critica governo e cobra votação do novo Código Florestal


O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), cobrou do governo o cumprimento do acordo firmado entre os líderes partidários da base e da oposição, na semana passada, para votar hoje (24) o novo Código Florestal. Ele criticou a postura do governo em tentar, mais uma vez, fazer mudanças no texto apresentando pelo relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e, com isso, adiar a votação.
“Acordo tem que ser cumprido nesta Casa”, disse Alves. Ele reafirmou hoje, assim como já havia feito na última quarta-feira (17), durante a tentativa de votação o novo Código Florestal, que a bancada do PMDB na Câmara não votará nenhuma outra matéria antes da aprovação do texto de Rebelo.
Perguntado se o PMDB está trabalhando para derrotar o governo do qual faz parte, o líder disse que a aprovação do Código Florestal não significa derrotar o Executivo. “Aprovar não é derrotar o governo. Somos governo, apenas temos uma visão diferente, pensamos pontualmente diferente.”
Sobre a possibilidade de a presidenta Dilma Rousseff vetar artigos do novo Código Florestal, Alves afirmou que não é hora de discutir o assunto porque a matéria não foi votada pelo Congresso. “Está muito cedo para se falar em vetos. A matéria sequer foi votada pela Câmara e ainda vai para o Senado, onde será discutida novamente e votada. Segundo ele, os senadores poderão aprimorar o texto da Câmara.
Alves defendeu ainda a emenda apresentada pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que dá aos estados e o Distrito Federal poder de decisão sobre a legislação ambiental, que hoje é uma prerrogativa apenas da União. “Vai haver apenas uma explicitação no texto para incluir que as licenças ambientais sejam concedidas em conjunto entre União, estados e o DF. Os estados não poderão fazer sozinhos as concessões e precisarão da autorização do governo federal.”
Agência Brasil

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Procissão de Santa Rita de Cassia, Uma das Maiores Manifestação Popular da Região

             Jodoval Francisquinho, mostrando que estão mais afinados do que nunca
   A comissão de frente
                                    O vereador Zome e Futuro Alcimar
                                   A equipe linha de frente de Jodoval 2012
 Francisquinho e Jodoval com sua esposa Selma e a netinha apreciando a passagens da multidão

                                                          A multidão
                                O diacono Jairo acima, Jodney filho de Jodoval e sua filha Larissa a baixo,
            O Pré_Candidato a Vereador George Justino e Sua Turma                      

domingo, 22 de maio de 2011

Começa neste domingo processo de Beatificação da freira irmã Dulce. vai ser importante para obras de Irmã Dulce, diz sobrinha


Obra de religiosa se transformou em um dos principais centros do SUS.
Cerimônia de beatificação será realizada neste domingo (22), em Salvador.

Em cada canto, há uma história para contar. A cada paciente e morador, o reflexo da bondade e caridade de voluntários e funcionários que trabalham a serviço das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador.

O empreendimento foi criado por Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce, a partir de um terreno onde funcionava um galinheiro, que virou o complexo que abriga deficientes físicos e mentais, idosos, crianças e doentes. Atualmente, é o maior centro de saúde gratuito do país.
Fruto de um trabalho persistente de Irmã Dulce, também chamada de Anjo Bom da Bahia, e seus "discípulos", a OSID tem a missão de manter os serviços de qualidade prestados à comunidade carente.
saiba mais


  • ente, cerca de cinco mil pessoas frequentam a instituição, que conta com mais de 200 voluntários.
“Eu sempre digo que a grande marca de Irmã Dulce é exatamente a caridade. Mas por trás disso aí há uma figura com tamanha obstinação, extremamente empreendedora, que rompeu com uma série de obstáculos, sempre em nome dos menos favorecidos”, relata o museólogo Osvaldo Gouveia, responsável pelo Memorial Irmã Dulce.
Tinha muita gente na porta do hospital, mas ainda assim ela me viu e me chamou. A partir desse momento nunca mais faltou nada na minha vida. Tudo o que sou hoje eu devo a Irmã Dulce"
Marlene Teles
O empreendedorismo de Irmã Dulce, citado por Gouveia, evidencia-se no complexo iniciado e estruturado pela freira baiana e seus colaboradores.
Compõem o espaço que beneficia milhares de baianos o Hospital Santo Antônio, Hospital da Criança, Centro Geriátrico Júlia Magalhães, Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências, Centro de Atendimento e Tratamento de Alcoolistas, Centro de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais, Ambulatório de Fisioterapia, Clínica da Mulher, Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Laboratório de Análises Clínicas e o Centro de Bio Imagem.
'Tenha fé, continuo presente'
A frase espalhada por todos os cantos das Obras Sociais Irmã Dulce, acompanhada de uma foto da freira baiana, confirma um dos maiores feitos da Santa dos Pobres: o atendimento de qualidade e a multiplicação dos pacientes e internos que são atendidos no complexo criado em 1949.
“Atendemos a população carente e fazemos exames de alta complexidade. A gente tem serviços que o SUS não remunera muito bem e precisamos de doações para ter o mínimo de equilíbrio para honrar com os compromissos no final do mês”, conta Maria Rita Pontes, sobrinha de Irmã Dulce e diretora da OSID desde 1992.
Vendas de souvenir aumentaram mais de 200%
(Foto: Danutta Rodrigues)
A pedido da tia, Maria Rita assumiu a direção das Obras Sociais e, para ela, a beatificação, que acontece neste domingo (22), vai trazer muitos benefícios para o local.
“A beatificação vai ser muito importante para todos nós, para toda equipe de profissionais, além de aumentar as doações que mantêm as obras”, contou.

O mercado de souvenires também foi beneficiado. De acordo com George Silva, atendente da loja de produtos relacionados à feira baiana, as vendas aumentaram mais de 200%. “Os produtos mais procurados são as camisas com a imagem de Irmã Dulce, pois as pessoas querem ir à missa de beatificação vestidas com ela”, conta o vendedor, que faz parte da OSID há 12 anos.
Relatos de afeto e amor
Iraci Lordelo, 76, é uma das primeiras voluntárias das Obras Sociais Irmã Dulce. O olhar alegre e as ações de caridade que pratica há mais de 50 anos cumprem a missão ensinada pelo Anjo Bom da Bahia: a de amar ao próximo. “Nunca vi um amor como o que Irmã Dulce tinha pelos indigentes. Porque a pessoa deve ter bastante amor e sem ele a gente não adquire nada na vida. Ela tinha uma caridade imensa”, emociona-se Iraci.
Assim como a voluntária, Edna dos Santos, 50, iniciou a trajetória nas Obras Sociais aos 22 anos e atualmente cuida de 12 moradores do Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências, CRPD. “Eu não seria essa pessoa que sou hoje se eu não tivesse conhecido Irmã Dulce. Eu vi o trabalho dela com os moradores e esses meninos eram tudo pra ela”, orgulha-se Edna. “Irmã Dulce que dava carinho para eles e nós estamos dando continuidade a esse amor que ela cultivou. Nós levamos eles para a horta, para passear e principalmente damos muito amor e atenção. É um trabalho muito bonito. Temos oficina de reciclagem, informática, aulas de capoeira. É um trabalho que Irmã Dulce sempre quis”, conta Ruth Santos Moreira, 55, que também atua no CRPD como cuidadora.
O relato da coordenadora de higienização Marlene Teles, 56, traduz o sentimento de muitas pessoas que foram assistidas por Irmã Dulce. Moradora de rua, certa vez, Marlene decidiu procurar o Anjo Bom da Bahia e diz que viu sua vida modificar para sempre. “Tinha muita gente na porta do hospital, mas ainda assim ela me viu e me chamou. A partir desse momento, nunca mais faltou nada na minha vida. Eu comecei a trabalhar como servente aos 17 anos e hoje sou encarregada da higienização. O que ela fez por nós em vida agora ela está recebendo com a beatificação. Tudo o que sou hoje eu devo a Irmã Dulce”, conclui Marlene.
Programação
Segundo a organização do evento, os portões serão abertos ao meio-dia de domingo. Programada para começar às 14h, a cerimônia de beatificação será aberta com a exibição do espetáculo Nasce uma Flor, apresentação que irá contar, em forma de dança, música e teatro, alguns momentos da trajetória de vida de Irmã Dulce.
(