Publicação: 08 de Dezembro de 2011 às 00:00
O deputado Henrique Eduardo Alves foi reeleito líder do PMDB para conduzir a bancada do partido na Câmara em 2012. Na próxima semana, os 79 deputados da legenda vão enviar à Mesa Diretora da Casa o ofício no qual comunicarão oficialmente a escolha. Trata-se da sexta eleição consecutiva, por aclamação unânime, de Henrique Eduardo à liderança do PMDB, algo inédito na história do Congresso Nacional. A eleição foi ontem, durante a última reunião deste ano do partido, quando a bancada discutiu as votações das duas semanas que antecedem o recesso parlamentar e aproveitou para fazer um balanço do trabalho do PMDB ao longo de 2011.
Henrique Eduardo é reconduzido à liderança por 79 deputados
Por sugestão do deputado Edinho Araújo (SP), a votação para escolha do líder do PMDB em 2012 foi antecipada e o nome de Henrique Alves submetido ao plenário que era conduzido pelo 1º vice-líder, Marcelo Castro (PI). Por aclamação, os 50 deputados que participavam da reunião aprovaram o a recondução de Henrique Alves para a liderança do partido.Vários deputados que estavam atuando nas comissões e em plenário, no mesmo momento da eleição, assinaram a lista da recondução posteriormente consagrando a unidade do partido. Foi o que fez, por exemplo, o deputado Gabriel Chalita (SP) que chegou à reunião após a votação. "Em time que está ganhando não se mexe", lembrou Alceu Moreira (RS), recorrendo à outra paixão do líder, o futebol. O líder prometeu conduzir a bancada com a mesma correção que tem exercido a liderança do partido há cinco anos. "Essa conquista é fruto de muito trabalho com o respaldo da bancada", disse o líder. "O PMDB lhe deve muito. Você tem alma peemedebista de raiz", declarou a deputada Íris Araújo (GO).
O deputado Danilo Forte (CE) destacou o papel do líder como "maestro" da bancada do PMDB. "A pessoa que tem o melhor perfil para nos liderar é o deputado Henrique Alves", disse. Já Marcelo Castro (PI) ressaltou o destemor, coragem e capacidade de enfrentar desafios que fizeram do líder o 4º parlamentar mais influente do congresso Nacional em 2011, segundo eleição realizada pelo DIAP. Ao participar da recondução do líder, Osmar Serraglio (PR) reforçou a necessidade de união do partido. "O PMDB entendeu a importância da união da bancada", comemorou.
Numa rápida prestação de contas a bancada do PMDB comemorou as votações do salário mínimo, código florestal, emenda 29, DRU e novas regras para micro e pequenas empresas e royalties do pré-sal como vitórias do partido, entre outras votações. Eduardo Cunha (RJ) lembrou que o PMDB, liderado por Henrique Alves, foi fundamental nas negociações de todas essas matérias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário